top of page
  • Foto do escritorCristiane d'Avila

Sexta-feira, 25/02/1921

Atualizado: 16 de jun. de 2021

Coluna Bilhete


Transcrição


Nogueira Penido. – Meu caro Nogueira Penido. Escrevo-lhe para lhe dar uma triste notícia: você não está eleito! Certo ninguém duvida da sua tremenda força eleitoral e da esplêndida prova dos seus amigos elegendo-o por uma tão grande quantidade de votos. Não se trata disso porém. Trata-se de um telegrama de 5.922 palavras que o Sr. Epitácio Pessoa recebeu do “Simpático Jeremias” do quase moribundo nacionalismo.


Nesse telegrama o Delamare (que me mandou pedir o obséquio de não deixar de citar o seu nome) queixa-se amargamente das fraudes dos mesários, com certeza vendidos à colônia portuguesa, e prova que foi eleito, mas eleito por milhares de jacobinos.

Como não apareceram esses votos?


O Simpático Jeremias é Alcebíades Delamare Nogueira da Gama, nome aliás ilustre. Os inexistentes jacobinos, no dizer dele ao Dr. Epitácio, votam “de caixão” os quatro votos só em Nogueira da Gama. E as mesas eleitorais, todas, sem discrepância e sem protesto dos votantes, liam: Nogueira Penido.

Você já viu?

É uma dessas verdades indiscutíveis.


Não há eleitor que não saiba como é possível isso, muito mais fácil do que o que anda fazendo o meu pobre Raul Veiga no Ingá – para falsificar uma eleição que ponha o Maurício de Lacerda eleito, fora da Câmara.


Eu mesmo tenho no meu cozinheiro uma prova da verdade do Alcebíades.

Esse cozinheiro tinha dois candidatos: o Dr. Jacarandá e o Dr. Delamare.

Pois na seção em que votou, todos os votos foram dados ao Dr. Amaro, influência da terra das jandaias transferida para o Rio, e nem assim o velho pajé foi eleito!


Alcebíades irá à Câmara contestar a sua eleição, Nogueira Penido. E você está aqui, está rindo. É claro como água que o Celso Bayma, o Burlamaqui e outros “eleitos” da província – vendo o Delamare sem Epitácio – não lhe darão guarida. E como os outros também não lh’a darão, Delamare é eleito renunciando ao jacobinismo.


De resto esse agitado rapaz quarentão anda muito zangado com o próprio Epitácio que lhe deu o fora para sustentar o Elyseu Cesar. Em jacobinismo Epitácio é radical. Para ele o lema é este: o Brasil é do Rio Grande do Norte. Na ocasião do arrocho, em vez de sustentar o Alcebíades larga-o na pesca e manda o Geminiano prestigiar o Elyseu, que aliás poderia ter muitos votos, se não fosse a cábula que no Rio de Janeiro tem o orador da “agravante das inundações”.


Assim, Nogueira Penido, diante da calamidade da sua eleição contestada pelo “Simpático Jeremias”, resultará uma triste coisa: o nacionalismo sem discursos, o nacionalismo apenas contra os pescadores – que esses estão sendo ??? em colônias pela missão científica do “José Bonifácio”. São duas calamidades; são três, são mais: é o Brasil à beira do abismo.


E tudo isso porque em vez de da Gama ??? esse outro nome muito parecido: Penido! E tudo isso porque os presidentes das mesas, magistrados, eram mais ignorantes que o sô Eusébio da “Capital Federal” que não havia meio de achar parecido cadeira com silla.

Ex corde


João do Rio



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page